Postagens populares

Coisas necessárias para fazer um intercâmbio

17 abril 2014

O blog ficou num super hiatus, não? Quase um mês. A des(culpa)? Bloqueio criativo e correria do intercâmbio. Como meu application chegou ontem (ele é tipo toda a documentação pra me preparar pro intercâmbio), resolvi começar com os posts sobre a viagem falando sobre coisas que você precisa ter/fazer pra ser intercambista:

1 - Documentação em dia

Existe um série de documentos que você vai precisar pra viajar. E às vezes, você tá com um deles vencido ou em mal estado. Por isso revise os mais necessários: Carteira de identidade, CPF, Certidão de Nascimento e Passaporte. Ah, cartão de vacinação também e por isso todas as vacinas tem que estar em dia. Existem alguns países que você tem que tomar uma vacina específica, então procure se informar quais são. Visto é uma coisa que você tem que correr atrás e demora bastante pra conseguir, por isso o quanto antes melhor, porque se você não o conseguir, não viaja.

2 - Autorização dos pais

Há quem diga que é a parte mais difícil, hehe. E olha que eu concordo. Os pais podem até saber que estudar fora é excelente, mas na cabeça deles não é aceitável ver o filho tão longe, sozinho em outro país. E ainda, com outra família. Então esse é um processo lento, eu mesma comecei a conversar sobre isso com meus pais uns 6 meses antes. Não chegue falando que quer fazer o intercâmbio e pronto. Vá conversando aos poucos, mostrando o como é bom fazer isso e como é seguro. Explique sobre o preço e o processo. Se você tiver calma e não desistir, vai conseguir.

3 - Dinheiro

Infelizmente, fazer intercâmbio ainda não é pra qualquer um. Claro que viajar pro exterior se tornou bem mais acessível, mas mesmo assim tenha em mente que você vai gastar muito. Até porque na maioria dos casos, você escolhe uma cidade grande pra ficar e lá os gastos são maiores. Sem contar na tentação que os preços são no exterior. Tipo os eletrônicos que são mais baratos e aí dá vontade de comprar tudo. Pra passar meses viajando é preciso planejar o dinheiro e saber se segurar.

4 - Agência de confiança

Não tem como fazer intercâmbio sem contratar uma agência. É ela que vai te orientar em tudo e ajudar na escolha do país, te matricular na escola e escolher a família que vai te acolher. Por isso pesquise bastante para escolher a melhor agência, que seja muito recomendada.

5 - Matérias que você quer estudar

Como você vai passar em média de 5 meses a 1 ano, você vai perder muito assunto por aqui. E como lá fora você pode escolher as matérias que estuda, opte pelas que são mais usadas, tipo matemática, física e tal, por mais que você não goste. Pra quando chegar não se sentir perdido.Ah, tenha em mente que você vai perder muitas aulas de português, viu? Tente se atualizar.

Bem, essas são apenas as dicas básicas! Ainda tem muita coisa viu? Mas isso é o principal pra quem tá afim de viajar. Beijos!

Nenhum comentário

Postar um comentário

Curtiu o post? Comenta aí!

 
Desenvolvido por Michelly Melo.